os benefícios do pão
Se você está de olho no ponteiro da balança, é bem provável que passe longe dos deliciosos pãezinhos ou se sinta culpada ao ingeri-los. Mas nem todos eles são uma armadilha para a boa forma. Além de saborosos, os integrais são repletos de nutrientes que contribuem para a saúde e ajudam você a se sentir saciada.
Mais que gostoso
São os ingredientes presentes em cada receita que definem o quão saudável o pãozinho é. O principal deles é a farinha, que pode ser integral, enriquecida com ferro, ácido fólico, fibras, etc. As farinhas são compostas por carboidratos, substâncias que garantem a energia necessária para o dia a dia. Por isso, nada de cortá-las radicalmente da sua alimentação.
Por outro lado, quando são compostos por fibras, os pães podem ser um aliado na dieta. “Os que são feitos com farinhas integrais podem proporcionar maior saciedade devido à quantidade de fibras existentes”, explica a nutricionista Raquel Maranhão. Assim, quanto mais satisfeita estiver, menos comida irá ingerir e, consequentemente, mais peso irá perder. “Essa quantidade maior de fibras auxilia no melhor funcionamento intestinal, na formação do bolo fecal e sua consistência, e também apresenta ação na prevenção de cânceres intestinais”, complementa. Além disso, os pães integrais possuem vitaminas, minerais e um menor índice glicêmico, outro fator importante para a boa forma.
Consumo adequado
Para manter os pneuzinhos longe, prefira os pães com cereais e grãos. Mas atenção à dica da especialista: “muitas vezes, apesar de haver mais grãos num determinado tipo de pão, não quer dizer que este apresenta mais fibras”. Então, cheque o rótulo e não deixe de observar as calorias, já que essas sementes são fontes de gorduras que, mesmo sendo boas, podem balançar o peso.
O horário da ingestão também influencia na dieta. “O ideal é que sejam evitados nos fins da tarde e à noite, devido à quantidade de carboidratos, já que nesses horários, na maioria das vezes, o gasto energético do organismo é menor”, alerta Raquel. Se quiser fazer um lanchinho no jantar, opte por recheá-lo com uma carne magra (proteína) e salada (fibras) – que contribuem para a diminuição do índice glicêmico –, e fuja de pastas e molhos com maionese ou creme de leite. E quem não se adapta ao sabor dos pães integrais pode, por exemplo, optar por aqueles com sabores, como os feitos de cenoura e de iogurte.
Compare!
Veja a média de calorias dos principais tipos de pães e suas características:
Integral: 80kcal/fatia. Pela presença de fibras, pode contribuir para a saciedade e funcionamento intestinal.
Francês: 135kcal/unidade. Produzido com farinha refinada, é absorvido mais rapidamente, o que o faz ter poder de saciedade reduzido.
Grãos: 60kcal/fatia. Também pode contribuir para a saciedade e funcionamento intestinal.
Centeio: 119kcal/fatia. Rico em fibras e sais minerais.
Soja: 60kcal/fatia. Esse ingrediente tem fitoestrógeno, composto com função semelhante ao estrógeno, hormônio feminino.
Iogurte: 47kcal/fatia. Apresenta leite fermentado em sua composição, garantindo sabor mais adocicado.
Sírio: 90kcal/unidade (pequena). Quando fino, pode ser boa opção com frios magros e saladas.
Italiano: 79kcal/fatia. Apresenta massa aerada, sem benefícios comprovados.
De forma: 78kcal/fatia. Também é produzido com farinha refinada, sendo absorvido mais rapidamente, o que o faz ter poder de saciedade reduzido.
De hambúrguer: 224kcal/unidade. Tem as mesmas características do pão de forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário